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  • Douglas Mann

Convergência midiática: a importância de integrar mídia tradicional e digital



Convergência midiática entre as mídias tradicional e digital deixou de ser uma tendência e virou realidade. 


É inimaginável um canal de comunicação, como a televisão, por exemplo, não se integrar à web. 


De acordo com o Social Media Trends 2018, realizado pela Rock Content, 94% dos brasileiros acessam as redes sociais diariamente, sendo um gasto médio de 10h por dia na internet. 


Se você quer conversar com seu público, precisa ir até ele!


Mas calma, vale lembrar que a mídia tradicional não morreu! De acordo com o último levantamento do IBGE, apenas 2,8% das casas brasileiras não possuem TV.


Por que acabar com uma mídia se podemos integrá-las? 


O que é convergência midiática?


Convergência midiática é um conceito desenvolvido por Henry Jenkins, que aborda a maneira como os canais de comunicação estão agindo para se adaptar à internet, servindo de suporte para a distribuição de produtos e serviços, com foco no público-alvo.


Segundo Jenkis em sua obra Cultura da Convergência, “a convergência representa uma transformação cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos de mídia dispersos”.


A internet está dominando todos os espaços e mudando o tempo todo. A única maneira de não perder para ela, é se juntando a ela. 

Conceito da Segunda Tela


Quando pensamos em mídia tradicional, vale lembrar que ela está competindo a atenção com o celular o tempo todo. Este conceito é chamado de Segunda Tela, que nada mais é do que o público assistir televisão, por exemplo, mexendo no celular. 


Para que ele funcione, a linguagem das “duas telas” precisa conversar e se adaptar, à mídia e ao público-alvo, para que seja mesmo uma extensão do conteúdo e não duas coisas totalmente distintas.


Um bom exemplo são as grandes premiações, como Oscar, que geram muita interação e discussão pelo twitter através de hashtags oficiais que levam o telespectador a prestar atenção na TV e interagir com eles nas redes sociais ao mesmo tempo. Assim a atenção é dividida proporcionalmente, de maneira positiva.


Outro caso muito bem-sucedido é o do Masterchef Brasil! 


Masterchef Brasil e o engajamento no Twitter


O programa Masterchef Brasil, exibido na Bandeirantes todas as terças-feiras, é um case de sucesso quando o assunto é convergência midiática. 




Usando a premissa do conceito, de expandir o conteúdo e aprofundar a experiência do espectador, o Masterchef Brasil tem uma ótima estratégia de convergência. As ações que convidam para interação no Twitter funcionam muito bem, tanto para comentários que aparecem durante todo o programa quanto para a anunciação do ganhador, que é feita através da rede social e mostrada em tempo real pela televisão.  

Como fazer convergência midiática?

Por mais simples que pareça, a convergência midiática precisa ser alinhada e planejada, conforme disse há pouco. Vale lembrar que isso não vale apenas para programas de TV, como é o nosso caso aqui no Pop Station. Seja qual for a mídia tradicional que você usa, ela pode ser convergida. 


Para te ajudar, aqui estão algumas dicas:


Linguagem e público-alvo


Ao optar pela convergência, escolha os canais em que seu público se encontra e alinhe a linguagem de todas as mídias usadas (tradicionais e digitais).


Hashtags oficiais


O uso de hashtags oficiais ajudam na interação e engajamento, podendo trazer diversos benefícios, como:


  • Melhoram o branding

  • Aumentam a fixação da identidade da sua marca na mente do público

  • Ajudam no SEO

  • Ajudam sua marca a ser encontrada com mais facilidade

  • Expandem o alcance do seu conteúdo

  • Posicionam seu negócio

Parcerias  


Uma das melhores partes da internet é a capacidade de fazer parcerias. Grandes nomes com autoridade e experiência no mercado podem ser uma grande oportunidade de parceria para expandir uma marca.

Procure por influenciadores, perfis que conversam com sua proposta e com seu público, para que seja uma parceria positiva para todos os envolvidos. 

Além do alcance maior, o investimento em parcerias oferece um custo-benefício a curto prazo!


Vantagens da convergência midiática


A convergência midiática pode trazer diversas vantagens, como:


  • Consolidação da marca

  • Participação ativa em todas as mídias 

  • Proximidade com o público

  • Humanização

  • Branding

  • Networking

  • Posicionamento no mercado

  • Visibilidade

Além disso, você não fica para trás. Se 94,4% das empresas estão nas redes sociais e 85% dos internautas acessam a internet diariamente, estar fora dela é estar fadado ao fracasso. 


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